terça-feira, 31 de março de 2009

POLVO COM BATATA COZIDA

DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 4 Pessoas

INGREDIENTES:
2 Polvos
2 Colheres de sopa de pickles
2 Dentes de alho
1 Cebola média
4 batatas pequenas por pessoa (depende do tamanho)
1/2 Pimento vermelho
1 Pepino médio
1 Molho de Coentros
Sal q.b.
Vinagre q.b.
Azeite q.b.
Oregão q. b.

PREPARAÇÃO:
Coloque os polvos a cozer numa panela com: água, casca de cebola e um cálice de vinho. Depois de cozidos, deixe os mesmos ficarem dentro de água cerca de 20 minutos com o lume apagado, assim os polvos ficarão mais macios. Retire, separe as pernas e e parta-as ao meio. Deixe arrefecer.
Coloque os polvos numa travessa, disponha por cima, os alhos picados, a cebola picada às tirinhas fininhas, o pimento picado em pequenos cubos, os coentros bem picados, tempere com um pouco de azeite e vinagre, coloque por cima o pepino cortado às rodelas bem fininhas, assim como o tomate, tempere com o orégão, um pouco de sal, azeite e vinagre. Leve a travessa ao frigorífico, enquanto coze as batatas com casca.  
 Sirva o polvo com as batatas.
Sabia que!

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés" - a sua característica principal é uma coroa de oito tentáculos com fortes ventosasboca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno (como as lulas) nem externo (como o nautilus). Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta camuflagemcromatóforos) e autonomia dos seus tentáculos. dispostos à volta da (conseguida através dos 

Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados, que caçam com os tentáculos e matam com o bico ósseo. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...