sábado, 21 de março de 2009

SALADA AROMÁTICA

Agora que está a chegar o calor esta é uma excelente salada para servir como prato principal, leve e aromática, os coentros combinam de uma maneira formidável com os restantes ingredientes.


DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 4 Pessoas

INGREDIENTES:
4 Peitos de frango
1/2 Abacaxi
2 Maçãs Reineta
1 Pepino médio
1 Pacote de Rúcula
1 Embalagem de tomates Cherry cerca de 250 gr
2 Queijos Mozzarella
1 Cenoura
1 Molho de Coentros
Sal q.b.
Vinagre q.b.
Azeite q.b.


PREPARAÇÃO:
Parta o peito de frango em pequenos cubos (não muito pequenos), de seguida tempere com um pouco de sal, e leve a saltear numa frigideira só com um pouquinho de azeite, no final adicione uma colher de sopa de coentro bem picados, deixe arrefecer e reserve. Parta o abacaxi em pequenos cubos, assim como a maçã e o pepino, disponha no fundo de uma travessa funda. Coloque por cima uma camada de rúcula, uma camada de tomates cherry partidos ao meio, tempere com sal, um pouco de azeite e vinagre e polvilhe com coentros. Coloque o frango salteado (já frio, para não fazer a salada mole), o restante abacaxi, uma camada de rúcula, o queijo mozzarella ou queijo fresco partido aos bocados, e no final a cenoura ralada e mais um pouco de coentros, tempere com azeite sal e um pouquinho de vinagre. Sirva frio como prato principal, se preferir, pode retirar o frango e o queijo e sirva como acompanhamento. 
DICA: Coloque a maçã junto com o abacaxi, para que a mação não fique escura

SABIA QUE! 
Coentro (Coriandrum sativum) é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio, e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico.

O coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina. Em Portugal é muito utilizado, por exemplo na cozinha alentejana e noutras regiões do sul do País. No norte é praticamente ignorado.

Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios, não como tempero, mas como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos).


2 comentários:

  1. Que Delícia de Salada
    Outra receita que vou levar e experimentar
    Depois conto-te como ficou
    :)
    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigado....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...