segunda-feira, 13 de abril de 2015

ENTREMEADA E BATATAS COM ORÉGÃOS NO FORNO

Foto de Nelson Silva

DIFICULDADE: Médio
CUSTO: Baixo
DOSES: 6 Pessoas


INGREDIENTES: 
2 kg de entrecosto com entremeada
1 cabeça de alhos
1 cerveja
Vinha de alhos
1 laranja
2 folhas de louro
Sementes de mostarda
sal
azeite
BATATAS:
1 kg de batatas
Oregãos
Azeite
4 dentes de alho
1 pitada de colorau
Sal
PREPARAÇÃO:

Foto de Nelson Silva
Comece por temperar a carne com a vinha de alhos, o louro, o sumo de uma laranja,as sementes de mostarda, sal e a cerveja. De preferência 24 horas antes de ir ao forno.
Pré aqueça o forno a 120º.
Coloque os alhos esmagados com casca no tabuleiro de ir ao forno, regue com um pouco de azeite e disponha a carne com a pele voltada para cima, regue com a marinada e leve ao forno durante 01:30 horas. (apenas com calor por baixo)

Batatas:
Descasque as batatas, corte em cubos não muito grandes, tempere com o sal, os oregãos, junte os alhos picados e regue com o azeite. Misture tudo, coloque num tabuleiro de ir ao forno

Passado 01:30 horas coloque o tabuleiro com as batatas no forno (sem retirar a carne), e aguarde mais 20 minutos. Aumente a temperatura para 140º e ligue o calor na parte superior do forno por mais 10 minutos, ou até as batatas e a carne ficarem alouradas.
Bom apetite! 
 SABIA QUE!
O orégano ou orégão (Origanum vulgare)1 é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. O orégano é um alimento, mas conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.
Orégãos já secos


Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo usadas comotempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.2

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactériascomo Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
Utilização na culinária
É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas detomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega 

FONTE:http://pt.wikipedia.org

2 comentários:

  1. Uma refeição de forno é sempre um sucesso e esta ficou uma maravilha
    Gostei muito
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Além de ficar muito bom, é muito prático fazer refeições no forno ;)
      Obrigado!
      Bjs

      Eliminar

Obrigado....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...