sexta-feira, 10 de abril de 2015

ARROZ DOCE MERENGADO (versão bimby)

Foto de Nelson Silva
Apesar de já te a bimby à alguns anos, esta é a primeira receita que coloco aqui para a bimby. É uma receita do livro base, mas com algumas alterações.

Assim que possível coloco aqui a minha versão do arroz doce merengado (sem bimby)


DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 8 Pessoas


INGREDIENTES: 
1 l de leite
130 gr de arroz carolino
1 casca de limão (parte amarela)
1 pau de canela
1 pitada de sal
120 gr de açúcar (retirei 30 gr à versão original)
4 gemas de ovo
4 claras de ovo
2 colheres de sopa de açúcar

PREPARAÇÃO:
1.Coloque no copo o leite, o arroz, a casca de limão, o pau de canela e o sal e programe 15 min/90°C//vel , retire a tampa e envolva com a espátula.
2.De seguida programe 25 min/90°C//vel .
3.Adicione o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce, envolva com a ajuda da espátula.
4.Programe 10 min/90°C//vel 1,5. Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó. 
5.Bata as claras em castelo com as 2 colheres de açúcar, distribua pelo arroz doce e leve ao forno a merengar. (esta foi outra alteração à receita original)
Sirva ainda morno e bom apetite! 
 SABIA QUE!
O arroz acompanhamento de carnes e peixes, com feijão, grelos, pimentos e ainda como sobremesa. Estas são algumas das aplicações do arroz, cereal originário da Ásia, há muito arreigado aos usos da gastronomia portuguesa. O arroz, Oryza sativa, originalmente oriundo da Ásia eOryza glaberrima vindo de terras africanas, terá sido introduzido na Península Ibérica pelos Mouros nos séculos VII e VIII. No entanto, as primeiras referências escritas sobre a cultura do cereal aparecem apenas no reinado de D. Dinis (1261-1325) que ganhou o cognome de «O Lavrador». Nesta altura, o arroz era prato reservado aos mais endinheirados. Hoje, o arroz alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo.

FONTE: http://www.cafeportugal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...