segunda-feira, 23 de março de 2015

TARTE DE LEITE CONDENSADO

DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 8 Pessoas

INGREDIENTES: 
1 base de massa quebrada
2 pacotes de natas
3 ovos
raspa de limão
canela qb
    PREPARAÇÃO:

    Ligue o forno a 180º.
    Comece por forrar uma forma de fundo amovível com a massa quebrada (se for massa de compra não retire o papel vegetal da mesma), de seguida pique toda a base com um garfo.
    Misture bem as natas, o leite condensado e os ovos, junte de seguida as raspas de limão e a canela em pó, misture bem.
    Coloque o preparado na forma forrada com a massa quebrada e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos ou quando estiver dourada por cima.

    Esta é uma daquelas tartes muito versáteis, com a mesma base pode aromatizar a seu gosto, com um pouco de vinho do porto ou mel ou até café, esta neste caso foi com raspa e sumo de tangerina.

    DICA: Para que a massa fique mais crocante, leve a mesma ao forno durante cerca de 15 minuto antes de ser recheada, para isso será necessário encher a mesma na totalidade, por exemplo com grãos ou feijão seco para que a mesma não desenforme durante a cozedura.

    Sabia que!
    O Leite Condensado surgiu como resultado das experiências do francês Nicolas Appert em 1820, na pesquisa para esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas.1 Em 1828, o inventor francês Malbec aplicou o método de Appert ao leite fresco de vacas para criar o leite condensado. Esta nova forma de tratar o leite é expandida por toda a Europa. Em 1853, chega aos Estados Unidos pelas mãos de Gail Borden que patenteia o método em 1856.

    Com a guerra civil americana, iniciada em 1861, o produto atinge grande sucesso comercial. Em 1880, o suíço J.B. Meyenberg, aprimorou o método de fabricação do leite condensado ao utilizar um sistema de esterilização em autoclave, que elevava o leite a temperatura de 120 °C, em um recipiente fechado sob alta pressão, e comercializava-o em latas. Em 1884, Meyenberg consegue patentear esse sistema e depois, em 1885, emigra para os Estados Unidos, promovendo a criação de fábricas de leite condensado.

    O leite condensado, com ou sem açúcar e enlatado, foi muito apreciado no século XIX e início do século XX como alimento infantil, e no periodo anterior à Primeira Guerra Mundial, antes do advento da geladeira elétrica doméstica, como fonte alternativa ao leite fresco. Na década de 1940, devido a escassez de açúcar in natura, o leite condensado se populariza, principalmente ao servir de ingrediente para a confecção de sobremesas.

    Fonte: WIKIPEDIA

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Obrigado....

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...