segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BISCOITOS



DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 4 Pessoas

INGREDIENTES:
200 gramas de farinha de trigo
2 gemas
100 gramas de manteiga mole
70 gramas de açúcar
3 colheres de leite
1 colherinha de fermento biológico
1 pitada de canela
PREPARAÇÃO:
Bata o açúcar com a manteiga. Adicione as duas gemas e o leite, depois misture bem. Incorpore a farinha de trigo de forma gradual, o fermento biológico e a canela. Faça uma bola com a massa, depois cubra com película aderente e deixa-a no frigorífico durante 30 minutos. Depois, abra a massa sobre uma mesa previamente polvilhada com farinha de trigo. Corte figuras com cortadores de massa, coloque-as num tabuleiro leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns 15 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer.
Sabia que!

Biscoito (do latim biscoctu, que significa "cozido duas vezes") é um produto de doçaria confecionado à base de farinha, açúcar e um emulsionante, que pode ser leite ou uma gordura. O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno, para se tornarem mais "crocância", por sua baixa concentração de água e umidade nunca superior a 5% (a do leite em pó, por exemplo, é 3%), e também pela malha de glúten, em termos moleculares um polímerogases. orgânico, cuja principal característica é a capacidade de retenção de
Outros significados da palavra
Em algumas regiões do Brasil, os biscoitos também são chamados de bolachas, principalmente quando têm forma plana ou achatada.Nos Açores, o termo biscoito designa os terrenos de brecha vulcânica e os campos de lavafreguesia dos Biscoitos, na ilha Terceira, e a numerosos topônimosarquipélago. recente, dando nome à em quase todas as ilhas daquele

domingo, 26 de dezembro de 2010

REQUEIJÃO COM DOCE DE ABOBORA E NÓZ



DIFICULDADE: Baixa
CUSTO: Baixo
DOSES: 4 Pessoas

INGREDIENTES:
1 Requeijão
Noz
Canela qb

PREPARAÇÃO:
Colocar o requeijão dividido pelos respectivos pratos;
Distribuir o doce de abóbora por cima do requeijão;
Distribuir as nozes grosseiramente partidas;
Polvilhar com canela.


Sabia que!


Embora seja conhecido desde a Idade Média, passou despercebido durante muito tempo. Actualmente o requeijão conquistou maior importância na nossa alimentação, não só porque do ponto de vista nutricional se pode considerar um alimento interessante, como também porque gradualmente nos fomos habituando a gostar dele simples ou combinado com outros ingredientes; como saladas, massas, ervas aromáticas, especiarias, nozes, mel ou os irresistíveis doces de abóbora, entre outros que a imaginação e o gosto nos ditar.
Tal como queijo, o requeijão é um derivado do leite. Pode ser obtido a partir de leite de vaca, de cabra ou de ovelha, ou de uma mistura de leites, e resulta da coagulação do soro de leite por acção do calor. 
Os grumos que se formam são coados e comprimidos para libertarem o restante soro e colocados em cestos que facilitam também o escoamento do mesmo. Obtém-se assim uma massa branca, cremosa e ligeiramente granulosa, rica em proteínas, vitaminas e minerais e com alguma gordura, embora já existam disponíveis no mercado requeijões com baixo teor de gordura ou praticamente isentos de gordura.
Para aqueles que têm intolerância à lactose, um açúcar presente nalguns produtos lácteos, o requeijão é uma opção excelente, porque com a libertação do soro este produto, torna-se adequado ao consumo de quem é intolerante.
Nalgumas zonas no nosso País, a produção de requeijão é tradicional e ainda hoje se utilizam técnicas de fabrico artesanais, muito semelhantes às usadas na Idade Média, embora, hoje em dia, as normas de higiene e segurança alimentar no seu fabrico sejam bastante rigorosas e o próprio embalamento muito mais cuidado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...